Enviada à 5 meses atrás em 2024-09-06
A Biblioteca Municipal Daniel de Sá acolheu, na manhã desta quarta-feira, 4 de setembro, a reunião do Conselho Municipal de Segurança para analisar e debater os índices de criminalidade que se têm verificado no concelho.
"Esta reunião serviu para ouvirmos os intervenientes que têm competência direta nessa área e ficamos a saber que os números revelados anualmente têm sido constantes e mostram uma preocupação da população em denunciar eventuais crimes." referiu Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia.
"Por cada 1.000 habitantes tivemos cerca de 60 crimes registados no concelho. Embora seja um número elevado, vivemos num concelho seguro, comprovado pela rápida ação policial sempre que há desacatos ou crimes contra o património. A proximidade entre os agentes da autoridade e a população também ajudam a explicar os números." acrescentou Gaudêncio.
Como soluções para aumentar a segurança no concelho foram propostas diversas medidas, como a reivindicação de mais efetivos para as esquadras do concelho, aumentar as zonas com videovigilância e promover mais ações de sensibilização junto da população para denunciar eventuais crimes.
Durante a sessão foram também debatidas as causas dos crimes, na sua maioria relacionadas com o consumo e tráfico de drogas, mas também de furtos em moradias desabitadas.
O trabalho realizado pelas forças de segurança, concretamente pelas esquadras da Polícia de Segurança Pública de Rabo de Peixe, Maia e Ribeira Grande, foi elogiado pelos presentes, tendo em conta os poucos recursos humanos e em alguns casos a falta de condições físicas de trabalho.
O Conselho Municipal de Segurança é presidido pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande e têm assento: presidente da Assembleia Municipal; os presidentes das juntas de freguesia de Matriz, Conceição, Rabo de Peixe e Fenais da Ajuda; um representante do Ministério Público; os chefes das três esquadras da Polícia de Segurança Pública instaladas no concelho; um representante da Polícia Marítima; o comandante dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande; a presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e ainda cidadãos representantes das zonas nascente, central e poente, por deliberação da Assembleia Municipal.
2025 Câmara Municipal da Ribeira Grande - Waka WebStudio