A comida que é servida nos nossos restaurantes é considerada da melhor que a ilha oferece. A oferta é diversificada e prima pela qualidade. Os queijos, os enchidos e os doces, de fabrico local, fazem do início e final de uma refeição a delícia de quem nos visita, transportando-nos à cozinha dos nossos avós.
A riqueza do nosso mar oferece peixe e marisco frescos que se apresentam das mais variadas formas: grelhado, frito, em caldeiradas ou em sopas representam os modos mais comuns de o cozinhar. Nas nossas casas de pasto, destaca-se o polvo guisado em vinho tinto com um tempero próprio.
As pastagens características da ilha conferem aos pratos de carne uma qualidade e sabor genuínos. De entre uma oferta variada, destaca-se: a carne guisada, a dobrada com feijão, a fava-rica com chouriço, o “cozido” confeccionado, nas fumarolas das Caldeira da Ribeira Grande e o típico “bife à micaelense”.
Visitar a Ribeira Grande envolve conhecer a sua gastronomia.
Prato muito apreciado por locais e visitantes, o peixe fresco do dia pronto para grelhar, pois conserva todo seu sabor acompanhado por batata terra, inhame, cebola curtida e tiras de pimenta de terra, prato simples rico em sabores.
Tendo por base peixes suculentos como o Congro, a Abrotea ou Bodião, a “Caldeirada” oferece uma explosão de sabores pela riqueza da sua composição. Cebola, tomates frescos, pimentos entre outros ingredientes que juntamente com o peixe vão cozinhar em lume brando, destilando todo o seu sabor, transformando o num prato pleno e único. Ao servir deve ser sempre guarnecido por fatias de pão que vão absorver o seu abundante caldo.
Um dos pratos mais antigos da nossa gastronomia regional. Rico e forte são os dois adjetivos que melhor o caraterizam. Feito com fava seca que deverá ser demolha de véspera e cozinhada de modo lento, transformando-se num caldo espesso e tentador que pode ser servido apenas como petisco ou como prato principal, quando acompanhado por inhame pão de milho e um bom copo de vinho.
Carne de vaca cortada, em pedaços pequenos, de preferência com bocadinhos de osso, bem temperada, onde a pimenta da terra e vinho de cheiro afiguram-se como principais ingredientes. Este prato, de cor avermelhada, deve ser servido quente acompanhado por batata aos cubos. Especialidade das nossas casas de pasto.
Prato emblemático da ilha de São Miguel, cozinhado no interior da terra, nas fumarolas da Lagoa das Furnas e das caldeiras da Ribeira Grande. É a iguaria mais completa que a nossa gastronomia local oferece. Composto por carne de vaca, porco, galinha; pelos vegetais, batata, batata-doce, inhame, cenoura, repolho e couve verde e pelos dois enchidos regionais a morcela e o chouriço fazem deste prato a delícia dos locais e de todos os que nos visitam. Todos os ingredientes são colocados em camadas num tacho fechado com a tampa e coberto com um pano branco, vai a cozer a uma temperatura média de 90 graus (caldeiras da Ribeira Grande) durante 6 horas.
O bife tem como primeira essência a qualidade da carne que é inquestionável na região. De corte cuidado e preciso é temperado com um pouco de pimenta da terra, muito alho e frito em manteiga, servido com tiras de pimenta da terra salgadas e acompanhado de batata frita. Uma verdadeira delicia para quem aprecia carne.