PT

Ribeira GrandeNews

Ribeira Grande quer ser um concelho Amigo dos Polinizadores

Sent at 2025-01-23

A Câmara Municipal da Ribeira Grande pretende implementar um conjunto de pequenas ações para auxiliar os insetos polinizadores, que são determinantes para a biodiversidade.

A intenção foi demonstrada esta 4ª feira, 22 de janeiro, pelo presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, numa visita ao parque pedagógico Maria das Mercês Carreiro no Pico da Pedra.

"Os agentes públicos locais, como as Câmaras Municipais e as juntas de freguesia, têm a responsabilidade de manter os espaços verdes nas suas localidade e podem adotar medidas que visam melhorar a biodiversidade através de ações simples, mas orientadas para os polinizadores." referiu o autarca.

A existência de polinizadores é condição necessária para a existência de espaços verdes e ecossistemas urbanos saudáveis e resilientes, podendo as zonas urbanas constituir um refúgio importante para muitos polinizadores, fornecendo locais de alimentação e reprodução.

A visita contou com a presença da direção da Casermel - Cooperativa de Apicultores e Sericicultores de São Miguel, que incentivou a autarquia a aderir ao guia para cidades amigas dos polinizadores, desenvolvido pela Comissão Europeia.

"Vamos começar com um projeto piloto no Pico da Pedra, em parceria com a junta de freguesia, colocando em prática algumas das recomendações daquele guia. Futuramente pretendemos estender o conceito a outras zonas do concelho, incentivando a população a aderir aos vários projetos que serão implementados." afirmou Gaudêncio.