Sent at 2025-01-07
A ACAPO Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, em parceria com o Lions Clube de São Miguel, assinalou o 200.º aniversário da linguagem Braille, um sistema de comunicação para pessoas portadoras de deficiência visual e que, por isso, estão impedidas de ler e escrever pelos meios habituais.
O secretário da vereação, André Pontes, marcou presença, em representação da Câmara Municipal da Ribeira Grande, no evento realizado na Escola Professor Ruy Galvão de Carvalho, em Rabo de Peixe, que pretendeu assinalar a criação de Louis Braille, um rapaz de 15 anos que ficou cego quando tinha 5 anos de idade, e consiste em códigos feitos em pontos em alto-relevo que se combinam e formam palavras.
À margem da sessão comemorativa, realizada naquele que está instituído como Dia Mundial do Braille, 4 de janeiro, André Pontes referiu que “a linguagem Braille, além garantir o acesso à educação e à informação, permite maior inclusão e autonomia às pessoas cegas ou com baixa visão. Por isso, é com enorme gosto que marcamos presença nesta sessão comemorativa, que destaca também a importância da inclusão de todos na sociedade, ao exemplo do papel que é desempenhado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, nos vários projetos de inclusão que conduz e que apoia”, concluiu.
A sessão comemorativa do Dia Mundial do Braille contou igualmente com a presença do presidente do Conselho Executivo da Escola Ruy Galvão de Carvalho assim como as demais representações do Lions Clube na ilha de São Miguel.