A fábrica de chá Porto Formoso tem à disposição dos seus visitantes jardins panorâmicos, um espaço museológico, uma sala de chá e uma loja. Tudo começou aqui. E tudo aqui recomeça, todos os anos, seguindo a tradição do mais puro chá açoriano, nas plantações e fábrica de chá Porto Formoso, na costa norte da ilha de São Miguel.
É na ilha de São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores, que se encontram as únicas plantações de chá da Europa para fins industriais. Pelo clima temperado e o rico solo vulcânico da ilha, é comum uma vegetação luxuriante e o cultivo de plantas tropicais.
Crê-se que as primeiras sementes de chá foram trazidas do Brasil para os Açores na segunda metade do século XVIII. Por longo tempo o chá foi usado somente como planta ornamental mas, no ano de 1878, e por iniciativa da Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense, chegaram a São Miguel dois chineses para ensinar a transformação do chá.
Assim, o interesse pelo chá cresceu, chegando a existir seis fábricas, para além de outros pequenos produtores.
A fábrica de chá Porto Formoso, fundada por Amâncio Machado Faria e Maia, laborou entre os anos 20 e 80 do século XX. Em 1998 os atuais proprietários iniciaram as obras de recuperação da fábrica que é agora Património Industrial da Região.