O ARQUIPÉLAGO surge como um projecto artístico transdisciplinar que tem por ambição a criação, a produção e a difusão de arte contemporânea. A sua diversidade manifesta-se através de diferentes disciplinas artísticas: artes visuais, artes performativas, multimédia, cinema, música, arquitetura, design, ilustração, literatura e moda. Criado como um núcleo dinamizador de manifestações artísticas e culturais, pretende colocar o arquipélago dos Açores na senda transatlântica de intercâmbio de pessoas, encontros e culturas.
Deste modo, o ARQUIPÉLAGO – CENTRO DE ARTES CONTEMPORÂNEAS centra-se numa realidade política, económica, social e cultural que gera novas necessidades e exigências ao nível da criação e produção artística, sendo claro para todos nós que a mutabilidade, a transformação, a transversalidade e o desenvolvimento são pilares incontestáveis da sociedade contemporânea.
Pela sua localização no meio do Atlântico, o ARQUIPÉLAGO, juntamente com os seus diferentes parceiros locais, nacionais e internacionais, assume um papel fundamental na consolidação de uma identidade cultural/artística local, pensada à escala global. Este equipamento artístico pretende envolver as nove ilhas, criando uma referência à unidade cultural açoriana, activando a participação comunitária.
Em fevereiro, a Comissão Europeia anunciava a lista dos 40 candidatos seleccionados para o Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2015. O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas integrou a lista de obras escolhidas pelo júri, daquele que é considerado o mais importante prémio europeu para a Arquitetura. O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas é um objecto arquitectónico e artístico, assumindo-se como um ícone cultural dos Açores e um lugar imprescindível no roteiro cultural e arquitectónico internacional.
Phones
+351 296 470 130
Address
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 – 516 Ribeira Grande
Sa?o Miguel – Ac?ores
Working Hours
Tuesday to Sunday
10h00 until 18h00