2024-12-21 18:00 Museu Municipal da Ribeira Grande
No próximo dia 21 de dezembro, pelas 18h00, o Museu Municipal da Ribeira Grande inaugura a exposição “Viola da Saudade”, para dar a conhecer a sua história, caraterísticas ímpares e outros elementos da Viola da Terra, um instrumento musical típico dos Açores.
A mostra irá incluir uma homenagem ao Mestre Miguel de Braga Pimentel, natural da freguesia da Maia deste concelho, como forma de enaltecer o seu contributo na transmissão do conhecimento e no ensino deste tradicional instrumento açoriano, bem como de outros nomes que também foram decisivos para que a viola da terra tomasse novo impulso no cenário regional e micaelense.
Este projeto surge numa parceria com a Direção Regional da Cultura e conta com a colaboração da família do homenageado, apresentando-se como um humilde contributo para a candidatura da Viola da Terra ao Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial e, posteriormente, a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
A exposição estará patente até dia 31 de março de 2025, aberta a todos os visitantes que nesta época do ano acorrerem ao Museu Municipal para a tradicional visita ao presépio centenário do Prior Carreiro Evaristo Gouveia.